Super League Brasil » Series » Formatos
Os formatos de provas do Super League são verdadeiramente únicos, pensados para testar as habilidades técnicas dos profissionais de forma completa. Por isso, desenvolvemos quatro formatos: Enduro, Triple Mix, Equalizer e Eliminator.
Todos os nossos formatos são condensados, imprevisíveis e desafiadores, exigindo que os atletas dêem o máximo, pensem estrategicamente e lutem constantemente pela vitória.
Os formatos variam de prova para prova, pois dependem do percurso.
Como o Enduro é um dos mais excitantes, também se tornou o formato de disputa para juniores e amadores, mas as distâncias e número de sequências podem variar.Os amadores ainda podem competir no tradicional formato Sprint, saiba mais aqui.
Entenda como funcionam os quatro formatos e as regras do SLT abaixo.
O Enduro é considerado o formato mais brutal de todos. Requerindo resistência e técnica, é a repetição da sequência nada-pedala-corre três vezes e sem parar. O elemento que demanda agilidade extra é que o atleta mais lento de cada disciplina é eliminado imediatamente. Ganha quem cruzar a linha de chegada primeiro, após completar a sequência inteira.
Estágio 1
Um atleta completa todas as disciplinas 3 vezes
Jogando a sequência tradicional de nada-pedala-corre pela janela, o Triple Mix muda as disciplinas de ordem em três estágios. Técnica e flexibilidade são fundamentais, e os atletas são eliminados se ficarem mais de 90 segundos atrás do primeiro, o que chamamos de Regra dos 90 Segundos. Qualquer erro neste formato custa caro e o foco é continuar na prova. Nada pode ser deixado no percurso. No final de cada estágio, os atletas podem descansar de 6 a 10 minutos de acordo com a chegada do primeiro.
Estágio 2
Estágio 3
Quer ver quão rápido os atletas podem ir sem parâmetros de velocidade? Então o Equalizer é para você! Favorecendo as aptidões individuais de cada um, o Estágio 1 consiste na escolha de uma única disciplina. Seja natação, ciclismo ou corrida, o atleta a performa como um único evento, o que chamamos de Individual Time Trial (ITT). Os tempos anotados aqui serão usados no Estágio 2, no qual os atletas batalham para tirar a diferença ou continuar na frente. O Equalizer nivela a prova do jeito mais puro!
Um atleta completa todas as disciplinas 2 vezes
Primeiro formato criado pelo Super League, ele testa a resiliência, a energia e a velocidade dos atletas sobre pressão, no qual a posição é mais importante que o tempo. Os atletas devem terminar o mais bem colocado possível, enquanto administra o esforço contra a fadiga. São três estágios do tradicional nada-pedala-corre com intervalos de 6 minutos entre eles. O atleta deve se manter firme enquanto se protege.
Estágio 1: 4 Eliminações: 1 depois do ciclismo | 1 depois da primeira volta da corrida | 2 mais lentos a cruzarem a linha de chegada. O direito de cortar caminho (Short Chute) é merecido pelos três primeiros atletas.
Estágio 2: 4 Eliminações: 1 depois do ciclismo | 2 depois da primeira volta da corrida | 1 mais lento a cruzar a linha de chegada. O direito de cortar caminho (Short Chute) é merecido pelos dois primeiros atletas.
Estágio 3: 3 Eliminações: 1 depois do ciclismo | 2 depois de cada volta da corrida.